segunda-feira, 4 de julho de 2016

SHAKA E O TESOURO DO CÉU

Vou falar sobre uma particularidade do meu anime preferido: Saint Seiya!!!!!!!!
Um dos personagens mais interessantes em Saint Seiya é o cavaleiro dourado da constelação de Virgem, Shaka, que dizem ser a reencarnação de Buda, o Iluminado. De fato, desde a infância Shaka conversa com Buda, questionando-o sobre os mesmos assuntos que levou o Buda original (Sidarta Gautama) a abandonar sua vida como príncipe e buscar a resposta para essas questões: sofrimento, velhice e morte.
Partindo dessa premissa, as técnicas e golpes de Shaka são baseados nos ensinamentos e preceitos budistas, e no post de hoje vou falar sobre uma coisa interessante que encontrei nas leituras que fiz sobre o budismo e a relação com a técnica mais poderosa de Shaka de Virgem, o Tesouro do Céu.
Abaixo está a definição da técnica:
Tesouro do Céu (Tenbu Hōrin): Essa é a maior técnica do Cavaleiro de Virgem. O Cosmo que ele acumula mantendo seus olhos fechados (ou seja, privando-se de um de seus sentidos, a visão), explode quando ele os abre, criando um golpe perfeito que une ataque e defesa, pois não dá chances ao adversário de contra-atacar ou fugir. Ele vai tirando todos os sentidos do oponente um a um, e para cada sentido tirado, causa um grande impacto de dano por conta de seu cosmo acumulado.


O golpe consiste em eliminar os cinco sentidos do condenado, deixando ele num estado vegetativo. Os sentidos no budismo têm um outro sentido, talvez pelo desuso que se teve dessa palavra, perdeu significados. Um significado é consciência. Exemplo: visão, seria consciência da vista. E por aí vai.
No budismo, no que diz ao respeito à noção de “eu”, não somo verdadeiramente uma entidade individual em si mesma, e sim apenas uma coleção do que é conhecido como os cinco skandhas, ou cinco agregados do ser (forma, sensação, percepção-impulso, conceito e consciência). Isso não pode soa como a definição dos nossos 5 sentidos?
Descrição dos agregados
Forma material (rupa): compreende tudo o que denominamos "matéria". Desde modo, estão incluídos no agregado o corpo físico e o mundo exterior, bem como os órgãos de sentido.
Sensação(vedana): incluem-se neste grupo as sensações oriundas dos órgãos de sentido. Elas podem ser prazerosas, desagradáveis ou neutras.
Percepção (sañña): relativo ao reconhecimento e identificação de um objeto com base nas sensações.
Formação mental(sankhara): todos os tipos de hábitos mentais, pensamentos, ideias, opiniões, preconceitos, compulsões e decisões.

Na tradição Theravada, o sofrimento tem origem no apego aos agregados, sendo o desapego aos mesmos a chave para a libertação do sofrimento. 
A tradição Maaiana afirma que a iluminação se dá pela profunda observação desses agregados, dando a notar sua natureza vazia de existência,(interessante que Shaka para acumular o cosmo se priva conscientemente de um dos 5 sentidos, no caso a visão).
Obs: eu pesquisei sobre a relação desse preceito budista e o golpe de Shaka na internet, e não achei nada (pelo menos em português), portanto isso é uma percepção totalmente minha.Mas achei interessante, e por isso quis compartilhar!!!

Um grande abraço!!!

Um comentário: